Como plantar em casa: É possível plantar com pouco espaço ? Sim, existem diversas plantas, frutas, ervas, temperos, folhosas em geral e tubérculos que podem ser cultivadas em baldes, vasos ou em locais pequenos e com pouca luz solar. Por isso, mostraremos como você pode ter sucesso em sua plantação caseira.
Ter uma horta pode ser bastante lucrativo e eficaz em reduzir gastos com alimentos e, ao mesmo tempo, vai lhe trazer uma boa conexão com a natureza, uma vida mais sustentável e saudável. Com o seu esforço e conhecimentos adquiridos aqui, você vai transformar sua casa em um lugar mais verde e produtivo.
Como ter uma horta em casa?
A primeira coisa a se fazer é escolher o melhor local, de preferência onde sua horta receba bastante iluminação pois a maioria das plantas precisam de pelo menos 4-6 horas de sol por dia. Aqui estão algumas dicas para começar:
Temperatura: Escolha plantas que se adaptem bem ao clima da sua região. Em regiões mais quentes, ervas como manjericão e alecrim prosperam; em climas mais frios, você pode optar por alface e espinafre.
Tipo de Solo: Temos que ter em mente que cada planta se adapta melhor em alguns tipos de terra, por isso devemos deixar o solo adequado para plantar, utilize uma compostagem ou fertilizantes orgânicos e certifique-se de que o solo tenha uma boa drenagem. Se for utilizar vasos ou baldes faça furos no fundo e coloque pedras para evitar que a água se acumule causando mal cheiro e apodrecimento das raízes.
Processo até a colheita:
Da mesma forma, devemos ter bastante cuidado com o processo até que nossas plantas estejam grandes, saudáveis e prósperas.
Quanto custa cultivar plantas ?
Depende do seu objetivo e do tipo de cultivo, se você busca plantar para se alimentar e economizar, pode custar bem pouco com apenas a aquisição das mudas, sementes e adubação. Por outro lado, se está procurando um meio de negócio, pode ser mais caro, porém com um baixo custo de investimento inicial.
Escolha de plantio:
- Sementes ou Mudas: Comece com sementes para plantas que crescem facilmente ou compre mudas para um início mais rápido.
- Espaçamento: Respeite o espaçamento recomendado para cada planta para garantir que elas tenham espaço suficiente para crescer.
Cuidados Diários:
- Rega: Regue suas plantas regularmente, mas evite encharcar o solo. A frequência pode variar dependendo da planta e das condições climáticas.
- Poda e Colheita: Faça podas leves para estimular o crescimento e colha os vegetais à medida que amadurecem para incentivar novas produções.
- Monitoramento: Fique atento a sinais de pragas ou doenças. Pode usar soluções naturais, como sprays de água com sabão ou óleos essenciais, para tratar problemas.
- Prevenção: Manter a área limpa e bem ventilada ajuda a prevenir muitos problemas.
- Ferramentas e Materiais: Tenha à mão ferramentas básicas como pás, regadores e luvas. Se for necessário use materiais de jardinagem como mulch (cobertura do solo) para ajudar a manter a umidade e controlar ervas daninhas.
O que plantar em casa ?
Há várias opções como Frutas, Ervas, Temperos, Verduras e Tubérculos que são importantes fontes de vitaminas, minerais carboidratos e proteínas. Agora veremos algumas opções interessantes de cultivo.
Frutas:
-
Tomates:
- Existem diversos tipos de tomates, basicamente são divididos em determinados como o tomate-cereja, onde crescem até certo ponto e depois param de crescer, recomendado para vasos e locais pequenos. e indeterminados como santa cruz e tomate italiano que continuam crescendo e produzindo frutos ao longo da temporada, são ótimas para quem tem mais espaço.
- Preparação das Sementes ou Mudas: Comece semeando tomates em casa com cerca de 6-8 semanas. Plante as sementes em um recipiente com mistura para vasos e mantenha-as em local quente e iluminado. Quando as mudas tiverem pelo menos 2 folhas, elas estão prontas para plantar
- Solo: Os tomates preferem solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Prepare o solo adicionando composto ou esterco bem decomposto para melhorar a fertilidade, regue de preferência pela manhã e mantenha o solo úmido mas sem encharcar e fique atento ao aparecimento de pragas.
- Colheita e pós colheita: Colher os tomates quando estiverem completamente coloridos e firmes. Não espere que os tomates amadureçam completamente na planta, Guarde os tomates maduros em temperatura ambiente até consumi-los. Não os coloque na geladeira.
- Benefícios: Rico em Nutrientes e vitaminas como a vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e melhora a absorção de ferro. Eles também contêm vitamina A, vitamina K, algumas do complexo B, antioxidante, melhora a saúde do coração, digestiva, e ajuda no controle de peso. Os tomates podem ser consumidos crus em saladas, cozidos ou em molhos.
-
Morangos:
- Existem alguns que produzem melhor frutos na primavera que são ideais para regiões com invernos frios, outras que produzem frutos durante todo o verão e início do outono que são boas para regiões com verões longos.
- Solo mantenha úmido, mas não encharcado. A rega deve ser feita na base das plantas use fertilizante no início da primavera e novamente após a colheita. Evite fertilizantes com alto teor de nitrogênio, pois isso pode promover o crescimento excessivo de folhas em detrimento da produção de frutos.
- Colheita: Colher os morangos quando estiverem completamente maduros e vermelhos eles soltam facilmente da planta quando puxados devagar, guarde os morangos em um local fresco e seco. Eles são perecíveis, então é melhor consumi-los rapidamente ou refrigerá-los para prolongar a vida útil.
- Renovação: A cada 3-4 anos, considere replantar os morangos em um novo local para evitar problemas de solo e doenças.
Ervas e Temperos:
- Muito cultivado por pessoas que estão começando a plantar, a Cebolinha, salsa, coentro, manjericão, tomilho, menta, hortelã e orégano.
- Basicamente todas precisam de um vaso com no mínimo de 15 cm de profundidade, terra úmida, observação diária e para conseguir suas sementes basta comprá-las.
- Benefícios: além de melhorar o gosto dos pratos, são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, ajudam no emagrecimento.
Verduras e legumes:
Há diversas variedades de verduras e legumes, hoje falaremos sobre o alface.
-
Alface:
- Além de ter várias vitaminas, ajuda na perda de peso, melhora a saúde dos olhos, evita envelhecimento, auxilia a regular o sangue.
- Quando for plantar é recomendado regar todos os dias e tomar cuidados em relação às pragas e deixar o chão sempre úmido.
Tubérculos:
Batata inglesa, batata doce entre outros.
-
Batatas:
- São excelentes fontes de carboidratos e proteínas as batatas vem sendo cultivada há vários anos pela humanidade por ser versátil e barata de cultivá-las
- Para plantar depende do tipo de batata escolhida, algumas preferem climas quentes e outras mais frias.
- Quando for cultivar devemos ter um uma terra úmida mas não encharcada é recomendado que antes de colocar na terra cortar elas no meio e deixar em um recipiente com água sem cobrir por inteiro por umas 3 semanas até que as raízes se formem assim suas chances aumentam de dar certo.
Economia em plantar
Por fim, você viu algumas dicas valiosas e várias opções de tipos de frutas, ervas, temperos, verduras e tubérculos fáceis de cultivar.
Plantar em casa vai te proporcionar uma vida mais saudável e ter alimentos frescos e com oque sobrar você consegue vender ou ajudar alguém que precise.